quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Hoje foi dia de plantar batatas

Ontem falei com a Sra Luísa que é uma hortelã de mão cheia. Adora o campo e a sua horta. Disse-me que hoje ia plantar as suas batatas durante a manhã e eu fui ver como ela faz. E ela faz como a mãe dela fazia. E é assim:

Comprou as batatas em Setembro ( novas, como se fossem para comer) e deixou-as grelar, até hoje.

 

Foi colocando algum estrume espalhado sobre a terra.

Ontem, o marido fresou a terra com o trator e envolveu esse estrume. Deixou os sulcos preparados para Sra sua esposa, fazer o resto, plantar!

Ah! Ainda colocou um pouco de adubo entre as batatas para reproduzirem mais (afastado dos grelos para não os queimar).

Brevemente vou passar por lá para ver como crescem. Esta é uma produção para uma grande horta e eu não vou plantar. Mas vou experimentar plantar em menor quantidade, a batata doce que adoro, assadinha no forno. Ai que são horas de almoço!!! Depois digo como se faz.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Bancos no jardim, nada se perde tudo se transforma

A tempestade fez bastantes estragos mas como nada se perde e tudo se transforma...

Assim, os alunos da horta descascaram os troncos de um cedro que caiu na nossa escola e fizemos este cantinho junto à horta e à associação de estudantes.

Na Pocariça, aconteceu o mesmo com uma grande árvore que existia no jardim. As professoras logo trataram de lhe dar utilidade e criaram este espaço de convívio para os miúdos. Bonito, simples e amigo do ambiente.

 

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mercado- comprar para plantar

Ontem, Sábado, fui ao mercado comprar pés de algumas hortícolas. Sou cliente habitual porque "salto" a sementeira e compro as espécies prontas a plantar.

São muitos os hortelãos que por lá se encontram a vender os seus produtos e a escolha é grande. Flores, bolbos, plantas aromáticas, hortícolas e árvores de fruto e sobretudo mais barato do que noutros sítios.

Em qualquer povoação, existe o mercado local e certamente encontrarão uma imagem idêntica a esta. Vamos lá arranjar espaço num vaso, floreira ou canteiro e planear o que queremos.

 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Camélias, flores para colorir o jardim e a casa

As camélias são belas árvores que nesta época do ano ajudam a dar cor ao jardim. Também as podemos levar para casa com uns quantos ramos ou apenas meia dúzia de flores.
Para colorir um cantinho de casa ou para compor uma mesa rodeada de amigos, é sempre um prazer e ainda por cima sem custos.
Veja como fazer, clicando no blog, fazer ideias.


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Semear pimento padrão

Gosto imenso deste pimento e o ano passado a sementeira correu mal, por culpa minha. Comprei a semente no Aki e como sobrou, este ano voltei a semear, mas estou de olho neles e tenho-os abrigados e quentinhos, ao sol. Brevemente, transplanto-os.



Como cozinhar o Pimento padrão?

Os espanhóis têm razão em gostar tanto desta qualidade de pimento. São muito saborosos e um acompanhamento excelente para vários pratos, levar para um picnic ou acrescentar mais variedade a uma mesa com saladas. É fácil:


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Doce de abóbora

A dona Emília deu-nos uma abóbora menina já há algum tempo!
Esta semana decidimos fazer doce com ela. Os amiguinhos da horta levaram para casa e o que sobrou vai ser vendido na nossa escola.




segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Etiquetas para doce

Procurámos imagens na internet para identificar as nossas espécies cultivadas na horta, mas como vamos fazer doce de abóbora, aproveitámos e fizémos etiquetas para o doce. Mnham...mnham,... já cheira!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sementeira de favas e ervilhas

1- Compram-se as sementes (estas foram compradas na loja de sementes em a-do-barbas) ou guardam-se as do ano anterior.
2- Gosto da horta com estética e por isso vale a pena colocar um fio, para alinhar as sementes.
3- A distância umas das outras é de aproximadamente um palmo.
4- Para não ter as ervilhas e favas todas ao mesmo tempo, convém semear de 15 em 15 dias. Assim poderá ter sempre os legumes frescos.
Nós, na nossa horta começámos a semear em Dezembro e continuámos durante o mês de Janeiro.

GUARDAR SEMENTES:
Deixar meia dúzia de pés a secar, na terra, ou seja, não as apanhar até ficarem secas na própria vagem. Depois é guardá-las até ao próximo ano. Assim não tem de as comprar.

Borda de água - Fevereiro

Quando a horta é pequena, vale a pena comprar pés das plantas desejadas, em vez de semear.
Eu costumo comprar no mercado (em Leiria, junto ao estádio) - alfaces, rabanetes, flores da época, etc.... Também se encontram mudas ou pés na agriloja ou em lojas que vendem sementes.
Se não têm horta mas querem ter um canteiro de ervas aromàticas e um ou outro pé de alface, o ideal é mesmo comprar já com raiz e depois é regar e colher à medida das necessidades.