sexta-feira, 29 de março de 2013

Limoeiro, a primeira árvore do jardim

Para quem não tem um limoeiro, é hora de adquirir esta árvore tão útil e bonita. São várias as razões:

Para jardins pequenos, são uma delicia porque ocupam pouco espaço e estão sempre verdes e bonitos, quer em flor, quer com o fruto.

Para varandas ou terraços, num vaso ficam lindos.

Os frutos, casca e sumo, assim como a folha têm muitas utilizações e dá sempre jeito ter um à mão.

 

É uma árvore pequena e de folha persistente (não cai), não exige grandes cuidados. Se repararmos, o limoeiro é um exemplar que encontramos sempre num páteo antigo, quintal, horta, num velho jardim, etc. Não havia casa que não tivesse um, mesmo com muito pouco espaço. Porque será?

Para além de tudo, são bastante decorativos. Quando o limoeiro da minha mãe está carregado, apanho bastantes e coloco dentro de um recipiente de vidro que alegra a bancada. Mas vou utilizá- los em centro de mesa, um dia destes. Depois eu mostro.

 

quarta-feira, 27 de março de 2013

Como fazer Vasos biodegradáveis

Bem.... Não tenho muita sorte com os manjericos, vamos ver se é desta!

Primeiro fiz um vasinho em papel e depois de crescidos, passo-os para um vaso definitivo.

 

Para a semana, quando chegarem os amiguinhos da horta, vão fazer muitos destes vasos para semearem pinheiros mansos e ajudarem assim, a fazerem crescer a nossa floresta.

Para quem trabalha com crianças, é fácil, barato e apesar de não dar milhões, dá alegria e a satisfação de ver crescer uma plantinha sua. Podem fazer crescer uma flor para a mãe e oferecer em Maio.

 

 

quinta-feira, 21 de março de 2013

Como preparar uma mini horta

Passei pelo Centro de interpretação ambiental de Leiria para tirar umas fotos da MINI horta. É um amor! Realmente quem tem a sorte de ter um jardim em casa, pode bem criar um cantinho como este. Basta começar com um só canteiro. Para o chá, com 2 ou 3 ervas ou aromáticas para a cozinha, como a salsa, coentos, tomilho ou outra a gosto.

Ideias para fazer o canteiro:

- Madeira aproveitada de uma palete. Aproveita-se o tamanho das ripas e .... pôr mão na bricolagem

- Um gavetão velho de uma cómoda, basta retirar o fundo. É mais fácil, mas tem de haver o móvel velho e sem remendo possível.

- Gastar um pouco de dinheiro e ir ao Aki comprar Madeira tratada para o efeito, na secção da jardinagem.

- Pedir a um carpinteiro o trabalho. Não é nenhuma fortuna.

NOTA: forrar o interior com plástico, evita que a Madeira apodreça.

 

 

 

 

sexta-feira, 15 de março de 2013

Como começar uma horta

Nesta altura do ano e com tanta chuva, tem sido difícil fazer a horta crescer! Mas podemos sempre começar por planear e preparar um canteiro de plantas aromáticas e saladas ou para chás.

Onde?

1-Escolher um espaço soalheiro e se for abrigado tanto melhor ( junto a um muro ou sebe). Se tiver espaço perto da cozinha, tanto melhor.

 

Organização de canteiros

Numa escola ou em casa, aconselho a delimitar o espaço para os canteiros porque ficam mais organizados e estéticos. Os ingleses criam a sua horta em canteiros sobrelevados a um canto do jardim. Usam tijolo de burro ou ripas tratadas de madeira. E mesmo que tenham poucas espécies, em qualquer altura criam um canteiro.

Brevemente publico uma ideia que a câmara de Leiria realizou, junto do moinho de papel com canteiros de horta.

No caso da horta da escola, arranjámos ripas de madeira para formar os caminhos e canteiros porque é mais fácil os alunos saberem reconhecer as espécies e também evita o crescimento de ervas. Como não existe muito dinheiro,aproveitámos madeira velha que estava arrumada a um canto e criámos este espaço aqui apresentado.

 

 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Nada se perde, tudo se transforma

Hoje estivemos a aproveitar os restos que sobraram do temporal. Isto é: depois de cortada toda a Madeira das árvores, os ramos mais pequenos foram triturados com uma máquina própria. Os amigos da horta fizeram algumas " viagens " de carrinho de mão, para trazerem esses pedaços de Madeira para forrarem canteiros e caminhos. Também pode ser acrescentado à compostagem para fazer uma terra de qualidade superior. ( brevemente explico como se faz a compostagem).

 

O objectivo desta cobertura vegetal, é não deixar que as ervas cresçam tão depressa. para além disso, os canteiros ou caminhos ficam com um aspeto bonito e cuidado. Nada se desperdiça. Também pode ser colocado nos vasos, floreiras, etc.

 

 

segunda-feira, 11 de março de 2013

Borda de água - março

É tempo de começar a semear porque o tempo está a aquecer.

Quem tem varanda ou terraço, pode colocar umas sementinhas nos vasos e se nascerem demasiados pés, retiram e colocam noutros vasos. Aproveitem para dar cor a arbustos que tenham nos vasos. As lobélias ficam lindas para esse efeito.

Podem comprar as sementes e guardar as que sobram para o ano seguinte. Fechem bem o saco com fita cola para não se estragarem.

 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Narcisos - a natureza dentro de casa

A beleza da simplicidade!

Esta semana trouxe estes narcisos do jardim da minha mãe. Ela deixa os bolbos na terra todo o ano e por esta altura tem imensos, o que me permite fazer arranjos com muitas flores.

Clicar no blog fazer ideias para mais pormenores.